Passei mal e fui ao médico, disse a ele sou miastênica, ele respondeu: O QUE É ISSO?


quinta-feira, 16 de junho de 2016

Corticoide pode causar Catarata e Glaucoma

Quando o medicamento é necessário, acompanhamento com oftalmologista é única forma de impedir progressão da doença




Os corticoides são medicamentos anti-inflamatórios potentes usados em diversas doenças como Miastenia Gravis, Artrite Reumatoide, alergias, inflamações e diversas doenças.Os corticoides mais usados na prática médica são prednisona, prednisolona, hidrocortisona, dexametasona, metilprednisolona.

Mas é preciso cuidado com os efeitos colaterais. Quem faz uso constante de corticoides tem risco de desenvolver glaucoma, doença que sem o devido tratamento pode deixar a pessoa completamente cega em um período de dez anos. O glaucoma não tem cura, mas tem controle. Por isso a importância do rígido cumprimento do tratamento.

Glaucoma : é uma doença ocular causada principalmente pela elevação da pressão intraocular que provoca lesões no nervo ótico e, como consequência, comprometimento visual. O uso dos corticoides causa aumento da pressão ocular podendo levar ao glaucoma. Muitas vezes a pressão ocular volta ao normal após o paciente interromper o uso dos corticoides mas em raros casos a pressão ocular pode continuar elevada, necessitando o uso de alguns colírios específicos para abaixar e controlar a pressão ocular.
Da mesma forma que na catarata, todas as formas de administração dos corticóides (oral, spray nasal e colírios) podem aumentar a pressão ocular.

Sintomas Glaucoma
No tipo mais comum, o glaucoma de ângulo aberto, não há sintomas. A visão é normal até que a doença tenha atingido uma fase muito avançada. A pessoa não percebe que a doença está progredindo. Algumas vezes, pode relatar que sente um pouco de dor de cabeça, mas nada além disso. Geralmente, o diagnóstico é feito num exame de rotina, quando ela vai ao oftalmologista para trocar os óculos, por exemplo.
Glaucoma é uma doença traiçoeira, porque é assintomática no início. Só provoca baixa visual em fase mais avançada.

Catarata: A catarata é uma opacidade do cristalino (lente natural do olho). Para pessoas que têm catarata tem a visão nublada, como se olhassem por uma janela embaçada ou enevoada. A forma mais comum é a relacionada com a idade, mas alguns medicamentos, podem afetar o cristalino humano e desenvolver catarata: o exemplo mais comum é a cortisona.

Sintomas de Catarata
Nem todas as cataratas prejudicam a visão ou afetam a vida diária. Para aquelas que o fazem, os sintomas comuns incluem:
Visão nublada, confusa ou nebulosa, Visão dupla
Visão com brilho de lâmpadas ou do sol
Dificuldade de dirigir à noite devido ao brilho dos faróis
Mudanças frequentes na prescrição de óculos
Melhoria da visão de perto que, em seguida, fica pior
Dificuldade em fazer as atividades diárias por causa de problemas de visão.



Caso você use corticoesteroides, não interrompa o uso sem antes conversar com seu médico. Mas converse com ele sobre esses possíveis efeitos colateral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário